domingo, 29 de julho de 2012

"O MONTE!"

Nasci numa casa
no Alentejo diz-se monte
o trabalho cedo começava
bebia-se a água da fonte.

Era o nosso guia
uma estrela brilhante
aparecia no horizonte
de madruga se via

Não falava, não dizia
mas, iluminava aquele monte
era, criança não compreendia
o caminho que me indicava
aquela estrela brilhante.
(Eduardo Maria Nunes)
André Foltran diz:
Lá em cima tua estrela alumia,
sobre o monte de terra e de ar...
Não é mera estrela a brilhar
-e sim toda a luz do seu dia!

Sobe este monte a cantar...
Canta alto-bem alto-a alegria!
Lá em cima tua estrela alumia
-não deixa tua estrela apagar!
http://andrefoltran.blogspot.pt/
Pérola diz:
No monte do Alentejo
o meu amigo cresceu.
Eu nasci no Ribatejo,
Que muitas alegrias me deu.

À noite estrelas contemplava,
tal como  estrela guia
que iluminava, eu gostava.
Desejos pelo céu distribuía.
http://eeratudomuitobom.blogspot.pt/
Simone MartinS2 diz:
Fui trazida pela estrela da Saudade,
qual foi me buscar no monte em que eu meditava.
Sob o brilho do Luar, as estrelas me tocavam e me
convidavam para o teu Alentejo visitar. Não resisti
e segui as pequenas estrelas, que brilhavam e meu
caminho iluminavam. Fiquei muito feliz quando no
Alentejo cheguei, pois o jardineiro muito gentil,
cuidou para que eu ficasse bem e sem mais saudades.
http://modosuavedeescrever.blogspot.pt/
Sônia Amorim diz:
"Seguindo a estrela pelo caminho,encontramos amigos
que deixam suaves perfumes por onde passamos,
encontramos os nossos sonhos nos sonhos de alguém
e acreditamos que aquela pequena estrela brilhante é
responsável pela nossa alegria quando nos vemos
rodeados de poetas que trazem dos seus corações
as palavras certas, para continuar nossa caminhada
a luz e sombra de uma estrela encantada"
http://escritorauniversoparalelo.blogspot.pt/

29 comentários:

  1. Lá em cima tua estrela alumia,
    sobre o monte de terra e de ar...
    Não é mera estrela a brilhar
    - e sim toda a luz do seu dia!
    *
    Sobe este monte a cantar...
    Canta alto - bem alto - a alegria!
    Lá em cima tua estrela alumia
    - não deixa tua estrela apagar!

    Grande abraço,
    André
    http://andrefoltran.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Bela e doce poesia amigo!
    Que essa estrela brilhe sempre iluminando sua vida.
    Abraços! Linda tarde e uma semana abençoada pra ti.

    Obrigada pelas suas visitas e lindos comentários no meu cantinho.

    ResponderEliminar
  3. Olá!Boa tarde!
    Tudo bem?
    Eduardo...olhando as estrelas sempre teremos UMA que guiará nosso caminho...a infância passa, e á medida que amadurecemos, saberemos qual é a nossa GUIA!
    Boa semana!
    Abraços!
    31 faço um ano de blog...passa lá par dizer um oi!

    ResponderEliminar
  4. Olá, Edu
    A estrela (a consciência) de cada um jamais pode se apagar...
    Seja abençoado e feliz!!!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderEliminar
  5. Eduardo

    Adorei passar por aqui...


    tenho andado longe ...estive 20 dias sem computador é mesmo muito tempo...
    depois de umas férias o pc tambem voltou
    e eu venho para dizer gosto muito de ti

    beijos e passa no meu blogue
    Dedais da Lili

    ResponderEliminar
  6. No monte do Alentejo
    o meu amigo cresceu.
    Eu nasci no Ribatejo,
    que muitas alegrias me deu.

    À noite estrelas contemplava,
    tal como a estrela guia
    que iluminava, eu gostava.
    Desejos pelo céu distribuia.

    Hoje é uma visita rápida, com os jogos olimpicos e visitas fiquei com menos tempo. Passarei mais vagarosamente e mais inspirada, espero.

    Um beijinho e obrigada pela sua linda poesia!

    ResponderEliminar
  7. Edu vc é demais,adoro suas visitas lá no blog,aqui também é um blog feliz
    beijos

    ResponderEliminar
  8. Lhe indicava um lindo caminho,
    De flores e espinhos, de alegria e fantasia...
    E por ele tens trilhado, como um poeta apaixonado...
    Linda estrela, que que sempre nos inspira, a escrever nossa rima.


    Obrigada por tua visita Edu,sempre estarei por aqui, pois amei, suas poesias, são ótimas. Fernanda Oliveira'

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Que venha a estrela para dar esperança na minha vida vazia...

    ResponderEliminar
  11. Uma bela poesia poesia mas um pouquinho nostálgica. Mas a lembrança dessa estrela sempre brilhará iluminando seus caminhos.
    Hoje estou comemorando e ficarei honrada se você aceitar o meu selinho. O link do post é:
    http://gracitamensagens.blogspot.com.br/2012/07/comemoracao.html
    Fico muito feliz com sua encantadora presença no meu blog. seus comentários poéticos são um carinho ímpar. Fico lisonjeada com sua generosidade.
    Beijinhos com sabor de carinho
    Gracita

    ResponderEliminar
  12. Boa noite...Fui trazida pela estrela da Saudade, qual foi me buscar no monte em que eu meditava. Sob o brilho do Luar, as estrelas me tocavam e me convidavam para teu Alentejo visitar. Não resisti e segui as pequenas estrelas, que brilhavam e meu caminho iluminavam. Fiquei muito feliz quando no Alentejo cheguei, pois o Jardineiro muito gentil, cuidou para que eu ficasse bem e sem mais saudades."
    Abraços, não resisti e me empolguei, como sempre...rsrs

    ResponderEliminar
  13. Uma página irretocável! parabéns a todos...
    abraços e muita paz

    ResponderEliminar
  14. Una estrella me trajo a tu sitio...bellísimo poema!
    Te dejo un fuerte abrazo, buena jornada.

    ResponderEliminar
  15. Padrinho..
    Não esqueça de pegar seu presente de homenageado no meu blog.
    Obrigada pelo seu carinho.
    Beijos da afilhada,Evanir.

    ResponderEliminar
  16. Edumanes

    Como conheço bem o Alentejo, como o Ribatejo, ao ler e gostar dos poemas, eles me falam e fazem recordar essas paragens e episódios de lá.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. Bom dia meu indiozinho !
    Hoje venho trazer minha estrela para juntar com a sua!
    Sabia que vc é o brilho maior da blogosfera ?
    Que vc encanta-me com seus comentários rimados...
    Seu blog continua crescendo e nos iluminando com o brilho que tens...
    Bjs para aquecer teu dia !

    Ps:Aproveito para te convidar a passar no blog do Daniel e ler um poema lindo...do blog DANIEL MILAGRE
    http://danielmilagredanieldaniel.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  18. Gostei particularmente deste poema, porque tambem eu nasci num monte.
    Era uma casa muito isolada, que felizmente abandonei aos 13 anos de idade, presentemente gosto de lá voltar, mas apenas de visita.
    Manuel Aldeias

    ResponderEliminar
  19. Lindo isso,Edu!!Uma estrela que nada fala mas acompanha... Lindo lugar, linda poesia e interações! abraços, obrigado e já está lá!!"As férias foram ótimas, mas a chegada é fooooooooogo!!! Tantas coisas a arrumar e organizar... chica

    ResponderEliminar
  20. Olá!Boa noite!
    Tudo bem, Eduardo?
    vim só para agradecer sua mensagem de carinho em meu blog!Obrigado pela gentileza!
    Fiquei muito feliz!
    Boa quarta feira!
    Abraços

    ResponderEliminar
  21. Prezados,

    queria eu ter o talento de voces para prosseguir com esta rima.

    Por hora me contento em vir aqui ler as maravilhas de cada um de vocês.

    Ainda chego lá!

    grande abraço

    Leila

    ResponderEliminar
  22. Olá Edu. Que lindo está seu cantinho. Adorei o poema! Doce, iluminado pelas estrêlas. Hoje em especial temos lua cheia e céu coberto de estrêlas. Obrigada amigo por ser tão carinhoso deixando lindos versos no seu comentário. Vc é especial! Bjo grande no seu coração. òtimos dias pra vc!!

    ResponderEliminar
  23. "Seguindo a estrela pelo caminho, encontramos amigos que deixam suaves perfumes por onde passamos, encontramos os nossos sonhos nos sonhos de alguem e acreditamos que aquela pequena estrela brilhante é responsável pela nossa alegria quando nos vemos rodeados de poetas que trazem dos seus corações as palavras certas, para continuar nossa caminhada a luz e sombra de uma estrela encantada."

    Bom dia amigo, beijos

    ResponderEliminar
  24. Esta estrela está linda.
    Bons amigos que tu tens querido Edumanes.

    beijinho e obrigado pela tua poesia, sempre fantástica.

    ResponderEliminar
  25. OI EDU!
    LINDAS INTERAÇÕES, USANDO INGREDIENTES QUE SÓ TEMPERAM BELAS INSPIRAÇÕES, ESTRELAS,ÁGUA DA FONTE,A NOITE E POR AÍ VAI...
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderEliminar
  26. Passando para desejar-lhe um mês inteirinho de muitos momentos surpreendentes.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  27. É gostoso vir ler você quando muitos amigos se uniram aos seus versos. Lembranças de outrora, de um lugar, de uma criança que um dia foi. Uma luz a procurar, que nunca falta.
    Fico muito feliz com os presentes que me deixa. Obrigada! Bjs.

    ResponderEliminar
  28. Olá!
    rimas!
    " até parece que és do nordeste se é que conheces!"

    Aqui rimas e versos faz parte da nossa cultura!
    que passa pra gerações futuras.

    Bjos

    ResponderEliminar
  29. O bairro, as casas, as gentes, são pedaços da alma da gente, da descoberta da vida e da alegria de viver, valeu te ler. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar