segunda-feira, 1 de abril de 2013

"VOU ANDANDO!"

Rima blog eu te dou uma flor
Suspenso por determinação
Do jardineiro, o seu criador
Obrigado pela vossa participação!
(Eduardo Maria Nunes)

segunda-feira, 25 de março de 2013

"OS DESEJOS DA VIDA!"

Os desejos da vida...
bem preciosa a felicidade
dentro do peito, ela, habita,
com o coração, em liberdade,
se a planta permanece florida,
 e, no jardim, perfumada a flor
no campo, paisagem colorida
com sincera amizade, o amor,
o encontra quem nele acredita...
 Que não é produdo negociável
pela infelicidade perturbado
por causa do ciume, instável,
se por interesse conquistado
caminhar é difícil, e não fácil,
por caminhos desencontrados
para encontrar o que procura 
a tropeçar nos obstáculos...
 Sem luar, na noite escura,
por caminhos esburacados
só numa louca aventura
poderão ser encontrados.
(Eduardo Maria Nunes)

sexta-feira, 22 de março de 2013

" O REGRESSO!"

Nas claras águas, mergulhei
 do Lago Niassa
 numa faneca tropecei
 na montanha a bicharada
em divertida festa encontrei 
para onde fui a seguir...
 A correr vi uma gazela
daquela festa a fugir,
 não sei para onde iria ela
não vi jacaré nem crocodilo...
Continuei com esperança e fé
quando fui beber água ao rio
no caminho para o Cobué,
em Janeiro, não em Junho
num dia de chuva intensa
acampei junto ao Rio Lunho
 abrigo, precária, uma tenda...
Voltei ao ponto de partida
 no mês de Março, bem sei
antes da primavera florida,
em Lisboa desembarquei...
Depois do dever cumprido
 à minha aldeia regressei
andavam a mondar o trigo
quando passei de bicicleta
as moças cumprimentei!
(Eduardo Maria Nunes)

quarta-feira, 20 de março de 2013

" DIA DO BLOGUEIRO 20 DE MARÇO!"

O teu mimo fui buscar
Obrigado Gracita
Para aos primeiros dois juntar
Que coisinha tão bonita
Três lindos selinhos
  Referentes, ao dia do Blogueiro
São carinhos...
Oferecidos, o primeiro
Está no meio, por Nadjinha
Segundo por Cris, e o terceiro
Por Gracita,
Agradeço do coração
Das três para o Eduardo,
Os recebi na minha mão...
Neste ano de 2013, dia 20 de Março.
Bom dia blogueiras e blogueiros
Caminhamos de mãos dadas
Companheiras e companheiros
Nossas longas caminhadas...
Pelo, maravilhoso, mundo virtual,
Feliz dia para ti, e para mim, blogueiro
Desejo eu aqui de Portugal,
Quem parte deixa saudades
Procurando amizades
Quem fica saudades tem
Para todas/os muitas felicidades
Eduardo.

segunda-feira, 18 de março de 2013

"O CALOR QUE O CORPO SENTE!"

 Faz ao peito que não sente,
 sentir, as batidas do coração
verdadeiro amor tão docemente
liberta-o da falsa tentação.

Na imensidão da pradaria
nascem as flores, em liberdade
nos corações, amizade e alegria
arte milagrosa da felicidade.
alegres campos, paisagem colorida
 das inúmeras papoilas em flor.

O calor que o corpo sente
do sol, quente, abrasador
alegria no rosto da gente
não arde, não é fogo é amor.

A verde floresta no monte
 água fresca da nascente
pura a correr para a fonte
de dia e noite transparente!
(Eduardo Maria Nunes)

sexta-feira, 15 de março de 2013

"NASCE O SOL E A ESPERANÇA!"

Vi, num rosto lindo,
lindos olhos me olhar
parecia estar ouvindo
uma voz por mim chamar.
Quando a vista mal alcança
as estrelas no céu a cintilar
nasce o sol e a esperança
e o amor de noite ao luar.
Tremo quando pressinto
 se mais próximo, bastava
se não é amor que sinto
 sonhei que abraçava beijava!
 Espalha no rosto uma luz santa,
 nasce o sol, para a terra iluminar
até encontrar, essa, beleza tanta
a dormir, continuarei a sonhar!
(Eduardo Maria Nunes)

segunda-feira, 11 de março de 2013

"DE FLOR EM FLOR!"

Cantava o rouxinol
o vizinho, Gaio, respondia
 de ervas se alimentava o Caracol
no horizonte, o Sol a brilhar nascia.
A saltitar, de contente o gafanhoto 
tinha sido nomeado investigador,
o Sapo de lágrimas no olho
porque estava muito calor
 na erva fresca da valeta
escondido o rato roedor.
 Apareceu a borboleta
a voar de flor em flor
 logo foi incomodada
pelo insecto voador.
O Grilo a comer trevo
debaixo do rosmaninho
de barriga cheia com medo
 se escondeu no buraquinho!
(Eduardo Maria Nunes)

sexta-feira, 8 de março de 2013

"DIA INTERNACIONAL DA MULHER!"

És filha, mãe e Mulher
tu que lutas para vencer
cantas, sorris e choras
 vês dos olhos teus lágrimas correr
caídas na terra fria...
Regam as ruizes da esperança
e das plantas a crescer
de verdes folhas vestidas, 
floridas e perfumadas...
Tu que és física e sexualmente explorada,
contra a tua vontade mulher,
não prescindas dos teus direitos,
não fiques parada, grita
não tenhas medo
tua voz será ouvida...
Sai do degredo,
não continues escondida,
não sejas prisioneira de falso amor.
Tu que és flor
da semente nascida
 dás continuidade à vida, 
que partes, tristemente,
para sempre continuas viva
no coração da gente Mulher!
(Eduardo Maria Nunes)

terça-feira, 5 de março de 2013

"RIO TEJO!"

Não adianta ficar triste,
de tudo a vida tem mais valor
por que sabe que ele existe
como na planta nasce a flor.
Vai para a cama a pensar
sabe como tudo resolver
passa as noites a sonhar
e os dias sem o ver!...
Anda por ai a correr
tropeça ali, tropeça acolá
sem amor não é fácil se viver
em todo o lado ele está.
Tudo tem princípio e fim
não vive desesperado
espera por ele no jardim,
 onde poderá ser encontrado.
Preocupado a pensar sim,
veio do Alentejo,
passou por Alvalade do Sado
não anda, perdido nem, à toa
todos os dias vê o Rio Tejo
próximo de Lisboa!
(Eduardo Maria Nunes)

sábado, 2 de março de 2013

"PRECIPITAÇÃO!"

Precipitação
não se escolhe...acontece,
nasce na fonte da paixão
produz energia e aquece
para não causar o apagão
cuidados a ter em conta.
Deve a chave da ingnição
para introduzir na ranhura
 estar sempre pronta...
Para não ficar a noite escura,
 cautela, evitar o curto circuito, 
manter o cabo bem protegido
para que não haja interrupção
da fonte produtora de calor
 conduzido ao corpo aquecido.
   Na perfeita união do amor,
tenha sem escolha acontecido
de livre vontade tem mais valor
o amor acontece, não se conquista,
que não sirva a penas de simples pista
para aterrar o aventureiro conquistador
(Eduardo Maria Nunes)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

"GRITOS DE DOR!"

Nas asas de uma formiga
tentava um mosquito pousar
encontrei na terra caída
 que não conseguia voar
tinha uma das asas partida
uma borboleta a chorar...
 Telefonei para as urgências
apareceu um aeroplano voador.
Reunidos, na sala de emergências
estavam, a Rosa enfermeira
e o Cravo que é doutor,
coitadinha da borboleta,
gritava de tanta dor,
por ter caído numa valeta.
Submetida a urgente cirurgia
do bloco operatório saiu refeita,
encontrei-a no outro dia
pousada numa flor...
Também ela, borboleta, percebia
de tudo a vida tem mais valor
vivida, com paz e alegria
carinho e muito amor!
(Eduardo Maria Nunes)

domingo, 24 de fevereiro de 2013

"A PENSAR CONTINUAREI!"

Olhei, mas, não a vi
na imagem de um sonho
no meu diário não escrevi
 considerei, algo, estranho
 o que estava  a imaginar...
possível viver sem amor
de um sonho acordar
pousado numa flor?
Essa flor não era...
A que tinha imaginado
com o sol da primavera
florida estará ela no prado...
 Não cheirei o perfume dela
por a não ter encontrado
a flor que podar imaginei
 da cor dela não estou lembrado
 mas, a pensar nela continuarei!
(Eduardo Maria Nunes)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

"SAPATINHOS DE VELUDO!"

A vida é tudo
afastada da tristeza
com sapatinhos de veludo
encontrei uma princesa
dentro do vestido de chita
escondia a sua beleza
por amor andava perdida
a distância percorrida
ela não tinha a certeza...
A vida passa a correr
  caem as folhas secas na terra
sopra o vento sem se ver
sobre as árvores na floresta
começa o sol a aquecer
quando chega a primavera.
A vida é uma passagem 
não se sabe para onde
é como colorida paisagem
que de quando em vez se esconde,
a paisagem vai e volta renovada
assim não é a vida...
Seja longa ou curta, a caminhada
tem princípio e fim uma corrida
como acontece com uma viagem
 não se sabe como e quando termina
vai progredindo com coragem 
pelo caminho que sol de dia ilumina
 no céu, as  estrelas e a lua, altas estão
muito distantes, da terra, a brilhar
tenha cuidado com o seu coração
saiba com  sincera paixão amar
com amor ser mais bela a vida
 vivida com verdadeira emoção!
(Eduardo Maria Nunes)

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

"OLHAR TOCANTE!"

Caída deixou, no chão, sua pétala
aquela flor colhida no jardim
não sabia para quem era
quisera eu escrever assim...

A sonhar, contigo, acordei
olhar tocante, não te vi 
para onde foste não sei
continuo a pensar em ti!

Nunca te afastas de mim
que mal não te fiz eu,
continua comigo até ao fim
 na verde planta nasceu...

Uma flor naquele jardim
 diferente do meu,
não fiques triste assim
porque o jardineiro sou eu?

Se o desejares te podarei,
quem me dera satisfazer teus desejos
longe, de ti, não sei se os receberei
dos teus lábios doces beijos!

(Eduardo Maria Nunes)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

"ENCONTRO IMAGINADO!"

HOMENAGEM A FERNANDA DE OLIVEIRA
http://nandamusicpoesia.blogspot.pt/
Para oferecer a uma amiga
fui apanhar este raminho de oliveira
a quem esta homenagem é dedicada
com carinho e amizade verdadeira
Ela é morena, jovem e muito bonita
 os seus olhos, os meus enfeitiçaram
numa tarde, perfumada de fresca brisa
frente a frente se olharam? terá sido,
 na imaginação ou a sonhar
ou teria mesmo acontecido?
Não aconteceu, é uma amiga virtual
mas o coração dela de certeza
pelo amor, ao meu será igual.
A imaginar nesse dia,
em que sonhei a ter encontrado
foi tão grande a minha alegria,
 para lá a olhar...fiquei parado
 pensando, eu, se lá estaria
aquele lugar, sem ela, está vazio
 foi um encontro imaginado...
Agora tão sozinho e tão frio
 onde imaginei a ter abraçado!
(Eduardo Maria Nunes) 
Fernanda Oliveira disse:
Era inverno quando um ''Jardineiro Poeta'' chegou em meu jardim,
Com ele trouxe a primavera, fazendo-me florescer...
Regou-me com palavras encantadas,
Deixando-me admirada?
Sim!
Minhas pétalas ele coloriu, e foi assim que a nossa amizade surgiu!
Nosso encontro aconteceu,e pensando fiquei, até que amanheceu!
A menina e o Poeta!
Que linda descoberta!
Ela o admira e não abre mão da sua amizade, suas rimas sempre trazem para ela a felicidade.
Nunca pensei que viria de tão longe um Jardineiro para de mim cuidar,
Meu ''Jardineiro Poeta'' vem lá de Portugal,para este encontro que sempre é muito legal!

domingo, 17 de fevereiro de 2013

"SIMBOLISMO!"

A olhar para a natureza
encontrei o simbolismo,
nele lucalizei a soberba,
beleza...simi-escondida
no decote de um vestido
de uma elegante rapariga
 O fui mirando até à bainha 
a imaginar quase fiquei louco
 no corpo dentro dele escondido
para o abraçar...faltava pouco
a caminhar...seguia distraído  
  não o vi, seria belo com certeza
 quase ao cair no abismo,
 como companheira ao acordar 
tinha comigo a tristeza...
  A pensar aquele especial vestido 
estava apenas a sonhar
Até parecia ser verdade
aquele corpo tão belo abraçar
ilusão de um desejo, não realidade
 de prazer, a delirar, fantasiado
triste,  desiludido a pensar
se teria mesmo acontecido
deitado na cama, ao acordar
não vi a qualidade do tecido!
(Eduardo Maria Nunes)

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

"IMAGINAÇÃO E REALIDADE!"

ESTA HOMENAGEM, DEDICO A (PÉROLA)
http://eeratudomuitobom.blogspot.pt/
Do trigo de faz a farinha
da farinha se faz o pão
a cebola fez chorar
quando de faca na mão
 Margarida, a estava a cortar
dos olhos dela...
 Caiam lágrimas no chão,
para as não pisar,
com um pano, as limpou,
das suas lágrimas o pano
molhado ficou...
Para o pano enxugar
no estendal o colocou
o vento que estava a passar
as lágrimas, com ele, levou...
Com as nuvens se misturaram
transformadas, em gotas de água 
na terra...caíram...
Sobre o trigo verde espigado.
Realidade ou imaginação
de alegria, tristeza ou saudade
 dos olhos no chão a cair
 as lágrimas continuarão!
(Eduardo Maria Nunes)
Pérola disse...
Realidade ou imaginação
De alegria, tristeza ou imaginação.
Com convicção, emoção
e muito carinho no coração,
esta linda surpresa me prendeu a atenção.

Não sou digna de tão linda redação!

É verdade!

Lágrimas sem fim.
no chão, no pano, ao vento, nas nuvens, na  chuva que cai assim.
Sobre o trigo verde espigado e sobre o jardim.

As lágrimas continuam, de verdade, enfim.

A cair de vaidade,
na tua bondade
repleta de amizade
e docilidade.

Com toda a sinceridade
o meu obrigado e vontade
de te dar um abraço de coração.
http://eeratudomuitobom.blogspot.pt

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

"RUAS ENFEITADAS!"

Há festa na aldeia
tocam os sinos no campanário
na noite, humidade, fresca
 verdes plantas gotas de orvalho
paira a brisa, perfumada, no ar,
lindas estão as ruas enfeitadas,
novo dia, nasce o sol a brilhar...
Vasos nas janelas com flores
 de esperanças floridas,
coloridas de várias cores...
No cabelo, enlaçadas tranças 
elegantes, chegam as raparigas,
a sorrir brincam as crianças.
Os passarinhos a voar,
 na festa da aldeia, de noite e dia
com alegria toda a gente a bailar!
(Eduardo Maria Nunes)
Gracita diz:
Tem festa na aldeia
muitos sorrisos no ar
de felicidade sorriem
as belas moçoilas
à procura de um lindo olhar
Eita festa boa...
A alegria se espalha
por aquele lindo lugar
E o poeta jardineiro
em lindos versos
nos convida a bailar.
http://gracitamensagens.blogspot.pt/

sábado, 9 de fevereiro de 2013

"DE ALMA FERIDA!"

(IMAGEM  DA GOOGLE)
Amizade perdida,
meu coração entristeceu, 
de uma palavra escrita,
não sei, explicar, como aconteceu.
Interpretação, ao ser lida
sentido diferente compreendeu
do passado, a saudade, fica,
da tristeza que permanece...
Foi uma palavra escrita,
da amizade que não se esquece,
minha alma está ferida...
A  brilharem na noite escura,
para o céu a olhar
vejo as estrelas e a Lua,
de noite e de dia...a pensar,
a tristeza...continua
disse adeus e partiu,
não me dando mais atenção
seu coração também o feriu
não me concedeu o seu perdão...
Teimosamente...a sofrer,
de coração magoado,
já sei não como devo fazer
para ser perdoado!...
(Eduardo Maria Nunes)
Simone Prado disse:
De um erro de conexão humana, sofreste em vão,
não era verdadeiro esse veredito e molestaste erroneamente
seu coração. Atrasada a meio do deserto, agora somente cheguei
a ler esse poema em versos...versos feridos de um coração sofrido...
não foi essa a minha intenção. Da amizade e temos conquistada
nada mudou os sentimentos de irmãos, foi apenas um erro
de interpretação. segue-se adiante sem nada a temer,
amizade é como a de antes sem nada distorcer.
De tudo foi válido por ter te dado inspiração
e criado o que havia em seu coração
De amigos sinceros não me esqueço
não e desculpas aqui peço
por entristecer seu coração.
http://monsoresprado.bloggspot.pt/

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

"VERDES FOLHAS"!

SELO DA AMIZADE
OBRIGADO
CLARICE MOREMO
poemaspot.pt/2013/02!selo-da-amizade.htmlasversosclarice.blog
Verdes folhas
nas plantas floridas
são podadas com tesouras.
Com sentida emoção,
são estas palavras escritas
dedicadas a quem me ofereceu
este presente em forma de coração.
Em mim floresceu
iluminada...imaginação
de noite pelas ruas a olhar
a lua e as estrelas no céu, estão
nossos caminhos iluminar...
Da alegria...sentida sensação
sobre as lágrimas a caminhar
dos olhos caídas no chão!
(Eduardo Maria Nunes)

Oferecido por Cristi@ne

Image and video hosting by TinyPic"

Oferta de Sandra Veneziani

Image and video hosting by TinyPic"